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O projeto do Porto Central está sendo desenvolvido pela empresa “Porto Central Complexo Industrial Portuário S.A.”, cuja acionista é a empresa TPK Logística S.A.
O Porto Central, como um porto multipropósito, viabilizará o acesso dos mais variados tipos de navios, de Panamax a Valemax, através de um canal de acesso principal e um conjunto de canais internos, estruturados com os maiores padrões de segurança e eficiência. Para tanto, o Porto Central em parceria com a Universidade de São Paulo (TPN-USP), renomada escola politécnica, sob a supervisão dos práticos do Espírito Santo e da Marinha do Brasil, realizou várias simulações marítimas em tempo real considerando diferentes condições ambientais de vento, ondas e correntes.
Também participaram das simulações, os operadores de rebocadores locais a fim de dar uma abordagem mais realista com relação à assistência do rebocador, bem como especialistas marítimos do Porto de Roterdã. Vários layouts do porto foram testados e otimizados, tendo sido considerados os seguintes navios:
O Porto Central conta com uma ampla rede de acessos às principais malhas rodoviárias do país. Por meio de rodovias estaduais do Espírito Santo (ES-060, ES-162 e, futuramente, ES-297), se conecta às rodovias federais BR-101, provendo acesso ao norte e sul do país, e a BR-262, provendo acesso ao leste e oeste do país.
De acordo com o Termo de Compromisso de Adequação Rodoviária, assinado pelo Governo do Estado do Espírito Santo e a Prefeitura de Presidente Kennedy, a logística ficará ainda mais eficiente, pois serão realizadas melhorias nas três estradas estaduais que dão acesso ao porto, de forma que estejam concluídas até o início das operações do porto.
There are two major railway projects planned by the Federal Government that will provide rail access to the port complex facilities: EF-118 and EF-352.
The new EF-118 railway, with 572 kilometers in length, is part of the Federal Government's Infrastructure and Logistics Program and will connect the capital of Espírito Santo, Vitória, to the capital of Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. This railway will be linked to existing systems:
Ao norte, com a Estrada de Ferro Vitória a Minas (Vale), no trecho que liga a capital Belo Horizonte (MG) até a capital Vitória (ES), e a ferrovia FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), do Estado de Goiás a Minas Gerais;
Ao sul, com a Companhia MRS Logística, e vários terminais portuários na costa do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, entre eles os Portos de Tubarão e Vitória, Ubu, Porto do Açu e Porto do Rio de Janeiro, além do Porto Central.
O traçado da EF-118 chegará em frente ao portão principal do Porto Central, interligando com ramais ferroviários dentro do complexo chegando na maioria dos terminais e indústrias.
A Macro Development, uma desenvolvedora de soluções empresariais com foco no fomento de projetos industriais, energéticos, logísticos e imobiliários, foi autorizada em dezembro de 2021 pelo Ministério de Infraestrutura para desenvolver a futura ferrovia EF-352, que interligará os Municípios de Presidente Kennedy (ES), a Conceição de Mato Dentro e Sete Lagoas (MG, e a Anápolis (GO).
A extensão do primeiro trecho da ferrovia de Presidente Kennedy (ES) à Conceição de Mato Dentro (MG) e a região de Sete Lagoas (MG) será de 610 km. Para o segundo trecho de Sete Lagoas (MG) a Anápolis (GO) será de 716 km.
A nova ferrovia proporcionará uma conexão direta do Porto Central à Região Centro-Oeste do país, atravessando importantes regiões minerais e agrícolas do país, bem como estará conectada à ferrovia EF-118.
Future railroads will offer a new economic and competitive logistical alternative for the export and import of cargo, even over long distances, such as liquid bulk, iron ore, grains, fertilizers, general cargo, containers and other commodities.
In addition to the development of maritime, rail and road access, Porto Central is also coordinating a pipeline network to offer yet another safe, efficient and sustainable cargo transport solution.
A space was reserved within the complex to ensure a protected location for the installation of product pipelines for liquid bulk cargoes and natural gas, as well as utility pipeline corridors.
O Porto Central servirá como um importante centro de recebimento e distribuição de gás natural para a região e hinterlândia do porto e pode ser facilmente conectado à malha existente de gasoduto da rede nacional sudeste-nordeste – GASCAV/GASENE, que liga o Terminal Cabiúnas em Macaé (RJ) à Estação Terminal Intermodal Serra em Vitória (ES), com uma extensão total de 303 km. O limite oeste do porto está a apenas 10 km de distância desta malha.
One of Porto Central's competitive advantages is also its strategic location, close to offshore oil and natural gas production fields. For this, a new maritime gas pipeline can be developed for the flow of this associated gas to be treated and commercialized through the infrastructure available at Porto Central.
Vale ressaltar que, estudos técnicos da Empresa de Pesquisa Energética – EPE do Ministério de Minas e Energia já apontaram o Porto Central como uma das possíveis localizações para receber uma nova rota offshore (chamado de Rota 6), assim como um novo duto com extensão de 332 km, partindo da interligação no GASCAV – Porto Central, seguindo até o duto da GASBEL em Minas Gerais.
This modal will facilitate the transport, supply and dispatch of liquid bulk, such as crude oil, derivatives, bunker (marine fuel), green fuels, as well as the commercialization of more competitive imported and national gas for local consumers, especially located in Espírito Santo. and Minas Gerais, which are states that concentrate large industries (steel production, cement, plants, cellulose plants, food processing, thermoelectric plants, among others).