Porto Central e Van Oord assinam acordo inovador de desenvolvimento & construção

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A Porto Central S.A., uma Join-Venture brasileira entre o Porto de Roterdã e a TPK Logística, que está sendo desenvolvendo um porto greenfield multipropósito no Espírito Santo, Brasil, e a Van Oord Dredging and Marine Contractors, uma das líderes internacionais em dragagem, assinaram um acordo para o desenvolvimento e construção do Porto Central.

Por meio deste acordo, o Porto Central e a Van Oord constituíram uma equipe integrada que se dedicará a um processo conjunto de otimização que envolve desde do projeto conceitual à construção e operação do porto. Essa abordagem permite uma prévia identificação dos riscos e oportunidades, conduz à otimização do projeto e da metodologia de execução, oferece flexibilidade para adequações de acordo com as necessidades dos clientes do porto e, ainda, assegura um início antecipado das operações portuárias.

O objetivo mútuo é construir um porto de alta qualidade, dentro do orçamento e cronograma previstos. Esta é a primeira vez que um acordo desse tipo está sendo implementado para o desenvolvimento de um projeto portuário greenfiled como um todo.

A primeira fase do desenvolvimento terá como foco as necessidades e as demandas dos clientes do Porto Central, com a devida incorporação das condições e dos requisitos das licenças e autorizações nos planos e designs. A segunda fase abordará a otimização dos métodos de construção e os cronogramas com o intuito de permitir que os operadores portuários comecem suas operações o mais breve possível. A terceira fase da cooperação é a própria construção do porto.

O acordo firmado foi inspirado nas diferentes formas de contratação e cooperação mantidas entre o Porto de Roterdã e a Van Oord, como o desenvolvimento da nova área de expansão do Porto de Roterdã através do aterro de 2.000 hectares no chamado ‘Maasvlakte 2’ e projetos no Porto de Sohar em Omã, que o Porto de Roterdã também é acionista.

A Van Oord é uma grande construtora holandesa de atuação internacional especializada em dragagem, aterros e atividades offshore relacionadas à energia eólica e exploração de petróleo & gás. A Van Oord que possui uma das maiores frotas de dragagem do mundo, está ativa no Brasil há mais de 30 anos e executou com sucesso uma variedade de projetos para parceiros públicos e privados, como as obras de dragagem nos portos de Santos e do Rio de Janeiro e a instalação de um gasoduto em águas rasas ligando a Bacia de Santos a uma instalação onshore em Cabiúnas.

O Porto Central atenderá várias indústrias, tais como óleo & gás, mineração, agronegócio, apoio offshore, estaleiro. Diversas cargas serão movimentadas, como contêineres, soja, petróleo cru, derivados de petróleo, GNL, minério de ferro, veículos, granito e mármore, fertilizantes e outras cargas gerais. O porto será desenvolvido em fases como um porto de águas profundas até 25 metros de profundidade, capaz de receber navios de grande calado, tais como os maiores navios graneleiros do mundo e Very Large Crude Oil Carrier (VLCC’s). Com o emprego de métodos inovadores, o Porto Central está criando uma nova perspectiva de porto no Brasil com um ambiente atraente para a indústria, comércio e serviços.

Para mais informações, favor enviar um e-mail para: [email protected].

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Porto Central S.A., a Brazilian joint venture between the Port of Rotterdam and TPK Logística, and Van Oord Dredging and Marine Contractors, one of the leading international dredging companies, signed an agreement for the development and construction of Porto Central. Porto Central is a greenfield multipurpose port being developed in Espírito Santo, Brazil.

Porto Central and Van Oord have established an integrated team, which works on a fast-track process from conceptual design to construction and operation of the port. This development approach enables an early identification of risks and opportunities and leads to optimized designs and work methods, gives flexibility to make adjustments according to the port’s clients’ needs and ensures an early start of port operations.

The mutual objective is to construct a high quality port, within budget and on schedule. In the area of port development, this is the first time this type of agreement is being executed for a complete greenfield port project.

During the first phase of the development, the focus will be on the clients of Porto Central and their needs and desires. Also, the conditions and requirements of the necessary permits and approvals will be fully incorporated in the designs and plans. The second phase deals with optimizing construction methods and schedules to enable the port operators to start with their operations as soon as possible. The third phase of the cooperation is the actual construction of the port.

The Port of Rotterdam already has extensive experience with different forms of contracting and cooperation with Van Oord. Examples are the development and construction of the latest 2000 hectare land reclamation called `Maasvlakte 2´ in the Port of Rotterdam and several projects in the Port of Sohar in Oman, where Port of Rotterdam also is a shareholder in the port complex.

Van Oord is a large international construction company from the Netherlands focused on dredging, land reclamations and offshore activities related to wind energy and oil & gas exploration. Van Oord has undertaken many projects throughout the world and has one of the world’s largest dredging fleets. Van Oord has been active in Brazil for more than 30 years and has successfully executed a variety of projects for both public and private clients. Recent examples are dredging works in the ports of Santos and Rio de Janeiro and the shallow-water installation of a gas pipeline linking the Santos Basin to an onshore installation in Cabiúnas.

The development of Porto Central will serve several industries, such as oil & gas, mining, agribulk, offshore supply, shipyard and others. Various cargos will be handled such as containers, soybeans, crude oil, oil products, LNG, iron ore, vehicles, marble and granite, fertilizers and other general cargos. The port will be developed in phases to a deep-water port with up to 25 meters draft, capable of receiving deep-draught vessels such as the largest bulk carriers in the world and Very Large Crude Oil Carriers (VLCC´s). By using innovative methods, Porto Central is creating a new port perspective in Brazil with an attractive environment for the industry, trade and services.

For more information, please send an e-mail to: [email protected].

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