Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra

com apoio da

DVF

Comissão de Acompanhamento do Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra

Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra

A CGMD – Comissão de Acompanhamento do Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra do Porto Central é um espaço criado para promover a gestão compartilhada das ações que visam facilitar e organizar as relações entre trabalhadores e comunidades locais. Diversos atores públicos e privados compõem este comitê gestor com o objetivo de discutir e avaliar periodicamente os resultados alcançados dentro do Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra e do Programa de Capacitação Profissional.

O Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra tem por objetivo garantir a alocação eficiente dos trabalhadores, envolvendo a capacitação profissional, quando necessária, priorizar a mão-de-obra local, nas oportunidades advindas com a implantação do Porto Central no Município de Presidente Kennedy/ES e, proporcionar a devida desmobilização dos trabalhadores, tanto locais e não locais, após o fim de suas atividades.

Programa de Mobilização e Desmobilização Profissional

Programa de Capacitação Profissional

O Programa de Capacitação Profissional tem por objetivo estabelecer estratégias para preparar a mão-de-obra existente na região de influência do Porto Central de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, direcionando esforços para a geração de trabalho e renda, melhoria na qualidade de vida, por meio da capacitação profissional e do controle do fluxo dos profissionais mobilizados e desmobilizados na área de influência do Porto Central.

O Programa de Capacitação Profissional tem como meta contratar 70% de mão de obra local, incluindo 60% de mão de obra dos egressos dos cursos de capacitação profissional.

As capacitações serão definidas a partir da identificação das categorias profissionais que serão demandadas na fase de implantação, juntamente com a identificação da ausência de mão de obra local preparada para tais oportunidades.

Programa de Capacitação Profissional

 

A realização do PMSE/PADR/PMD/PCP é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental do IBAMA