O Porto
O que é o Porto Central?
O Porto Central é um complexo industrial portuário privado que visa a atender a terminais e indústrias dos mais diversos setores de negócios. O projeto do Porto Central foi introduzido em 2011 pela TPK Logística S.A., cuja sigla significa “Terminal Presidente Kennedy”, controlada pela Organização Polimix, empresa com origem na região de implantação do projeto.
Será instalado no Município de Presidente Kennedy (ES), em 1.707,70 hectares, a cerca de 5 km da divisa entre o Estado do Espírito Santo e Rio de Janeiro e a 150 km ao sul da capital do Espírito Santo, Vitória. Dentro dessa área, estão incluídos 207,63 hectares para compensação florestal e 26,88 hectares preservados para uso das atividades socioculturais e ambientais no entorno da Igreja Nossa Senhora das Neves.
O complexo portuário atenderá aos seguintes negócios principais: Petróleo e Gás Natural, Granéis Líquidos, Energia, Apoio Offshore, Agronegócio, Carga Geral, Contêineres, Minerais e Industrial.
Qual é o tamanho do Porto Central?
O Porto Central será instalado em uma área onshore de 1.707,70 hectares. Na Fase 1, a área ocupada será de 65,58 hectares.
Como vai funcionar o Porto Central?
O Porto Central funcionará como um condomínio portuário, em que múltiplos usuários compartilham a infraestrutura, instalações e serviços do porto. Cada empresa do condomínio portuário será designada a uma área específica de acordo com as suas necessidades, aspectos e impactos ambientais e capacidade operacional.
A Porto Central S.A. é a empresa gestora do condomínio portuário e a responsável pela construção, manutenção e administração da infraestrutura portuária comum do porto (marítima, terrestre e de utilidades).
Esse modelo colaborativo para o uso e gestão de instalações portuárias melhora a eficiência e competitividade do porto e de seus usuários, bem como promove sinergias operacionais e integração das atividades portuárias e indústrias.
Quais tipos de navios vão atracar no porto?
O Porto Central é um porto multipropósito de águas profundas que viabilizará o acesso dos mais variados tipos de navios, inclusive os maiores do mundo, de Panamax a Valemax e VLCCs.
– Panamax: refere-se ao tamanho máximo de um navio que pode passar pelas eclusas do Canal do Panamá.
– Valemax: são alguns dos maiores navios graneleiros do mundo, usados principalmente para transportar minério de ferro.
– VLCC: é a sigla para “Very Large Crude Carrier”, referindo-se a navios petroleiros de grande porte.
Todas as simulações náuticas foram feitas com simuladores de última geração na TPN-USP, sob a supervisão da Marinha do Brasil e dos práticos do Espírito Santo. Também participaram das simulações os operadores de rebocadores e especialista marítimo do Porto de Roterdã.
O Porto Central será construído numa área pública ou privada?
O porto será construído em área privada. Parte da área do porto foi objeto de desapropriação feita pelo Estado do Espírito Santo e disponibilizada para o Porto Central por meio de emissão de debêntures através do Fundepar-ES.
O porto oferece instalações de armazenamento?
Sim, o porto prevê espaço para a instalação de todo tipo de armazenamento, especialmente aqueles vinculados às atividades de operação dos diversos terminais e indústrias do complexo portuário.
Existem serviços de reparo e manutenção para navios dentro do porto?
Sim, dentro do porto está prevista a infraestrutura necessária para serviços de reparo e manutenção de navios, assim como para construção, montagem e descomissionamento de navios. Isso inclui instalações como estaleiros, docas secas e outras facilidades para atender às necessidades de manutenção e reparo da frota marítima que utilizará o porto.
O que o Porto Central vai ter de diferente em relação aos outros portos?
O Porto Central é um porto de águas profundas multipropósito. Está estrategicamente localizado no centro da costa brasileira e se diferencia dos outros portos do Brasil por sua capacidade de receber navios de grande porte e operar com eficiência em uma variedade de segmentos, incluindo granéis sólidos e líquidos, contêineres, carga geral e indústrias.
Sua localização central oferece vantagens logísticas significativas, reduzindo as distâncias de transporte terrestre e marítimo para importantes mercados domésticos e internacionais. Além disso, o novo porto provavelmente contará com infraestrutura moderna e tecnologia de ponta, garantindo eficiência operacional, menor tempo de espera e maior capacidade de movimentação de carga. Essas características tornam o novo porto uma opção atraente para empresas que buscam uma solução logística competitiva e eficiente no Brasil.
Por que iniciar a construção de um porto e não aproveitar os já existentes?
Iniciar a construção de um novo porto é necessário em razão das limitações da infraestrutura portuária existente no Brasil. Muitos dos portos atuais enfrentam desafios como infraestrutura obsoleta, falta de profundidade para receber grandes navios, congestionamento devido a filas de navios e ineficiências operacionais. Além disso, a capacidade de expansão desses portos é limitada em virtude da falta de espaço disponível nas áreas adjacentes.
Diante da crescente demanda do mercado e da necessidade de manter a competitividade do país no cenário global, novos portos são essenciais. O Porto Central está planejado para se tornar um porto de classe mundial, moderno, de águas profundas e multipropósito, sendo capaz de atender às necessidades de transporte de cargas de forma eficaz, proporcionando maior capacidade, flexibilidade e eficiência operacional.
A construção do Porto Central é uma medida estratégica para atender à crescente demanda, superar as limitações dos portos existentes e garantir que o Brasil mantenha sua posição como um importante player (jogador) no comércio internacional.
Quais as vantagens que o Porto Central vai oferecer aos investidores?
A construção do Porto Central oferecerá vantagens significativas para os investidores, proporcionando um retorno substancial sobre o investimento. Com a infraestrutura portuária moderna e eficiente, os investidores podem esperar uma operação mais rentável e competitiva, resultando em redução de custos logísticos, maiores margens de lucro e retorno financeiro. Além disso, a localização estratégica do porto oferece vantagens logísticas e comerciais únicas.
Investidores que escolherem se instalar no Porto Central podem se beneficiar de acesso facilitado a importantes rotas de comércio marítimo, reduzindo os custos de transporte e ampliando seu alcance de mercado para destinos locais e internacionais. Outra vantagem para os investidores é a capacidade de expandir seus negócios de forma escalável ao longo do tempo, conforme o porto se desenvolva e cresça. Isso cria oportunidades adicionais de investimento e diversificação de portfólio.
O Porto Central, como um complexo industrial, portuário proporcionará um ecossistema econômico vibrante e sustentável na região.
Por que o Porto Central vai oferecer uma rota mais eficiente para a Ásia?
Sua posição privilegiada, no centro da costa brasileira, coloca o Porto Central na proximidade com os principais corredores de comércio marítimo e rotas de navegação internacional, oferecendo, em especial, uma rota eficiente para o mercado asiático, reduzindo a distância total a ser percorrida pelos navios, diminuindo os custos de transporte e o tempo de viagem para os destinos na Ásia.
Além disso, a localização do Porto Central no Estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do Brasil, também oferece fácil acesso a outros modais de transporte terrestre, como rodovias, ferrovias e dutovias, facilitando o escoamento eficiente das mercadorias para o porto e para o interior do país.
Qual a origem do investimento?
Investimento privado dos acionistas do Porto Central.
Qual a origem societária do Porto Central?
O projeto é gerenciado pela empresa “Porto Central Complexo Industrial Portuário S.A.”, uma empresa privada de capital fechado criada em 2014, controlada por um único acionista, a empresa TPK Logística S.A.
A TPK Logística S.A. foi criada em 2011 por empresários capixabas com vasta experiência nas áreas de operação portuária, mineração, construção civil, logística, indústria offshore e energia. A empresa tem como principal acionista a Organização Polimix, uma das maiores empresas de concreto do Brasil, com mais de 40 anos de experiência. Fundada em 1976, a empresa está presente em 185 unidades distribuídas em 21 Estados brasileiros e em 23 unidades na América Latina (Argentina, Bolívia, Colômbia, Panamá e Peru).
Quais setores econômicos vão ser beneficiados com o Porto Central?
Um porto de águas profundas e multipropósito como o Porto Central pode beneficiar diversos setores econômicos. Entre eles estão: comércio exterior, facilitando o transporte de mercadorias, aumentando a eficiência e reduzindo custos logísticos para importadores e exportadores; indústrias, permitindo acesso a matérias-primas e insumos importados de forma eficiente, bem como escoamento de produtos acabados para exportação e distribuição nacional pelos diferentes modais logísticas que acessam o porto; setor de petróleo, gás natural e energia, dada a proximidade do porto aos campos produtores e potencial de geração de energia; setor agrícola e de mineração, possibilitando a instalação de terminais de grande escala para a exportação dos produtos produzidos na hinterlândia do porto; turismo, podendo impulsionar o número de visitantes que chegam à região; diversos setores de prestação de serviços de engenharia, comunicação, transportes rodoviários e ferroviários, serviços logísticos, serviços socioambientais, entre inúmeros outros.
Há conflitos entre a área do empreendimento e processos de autorização para pesquisa mineral? Quais?
A área do empreendimento foi objeto de bloqueio minerário provisório pela ANM (Agência Nacional de Mineração).