Gás Natural

Gás Natural

Gás Natural

O Gás Natural vem desempenhando um papel fundamental no cenário global da economia de baixo carbono. Ele pode contribuir significativamente para a redução das emissões de CO² relacionadas à energia, de forma econômica, como uma alternativa a combustíveis poluentes e intensivos em carbono, entre eles carvão e petróleo, e também complementar as renováveis, atuando como um backup confiável de sua intermitência natural.

As perspectivas para o Porto Central são positivas para o desenvolvimento de um Cluster de Energia de Gás Natural. O Porto Central está estrategicamente localizado na Região Sudeste do Brasil, próximo ao principal centro industrial e consumidor do país, bem como a apenas 10 km da rede nacional de gás e em frente a promissoras reservas offshore de gás.

O Porto Central conta com um Terminal de Importação e Regaseificação de GNL licenciado, projetado com um berço para atracação de uma Embarcação Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FRSU) com capacidade projetada de até 20 Mm³/d e capaz de receber os maiores navios-tanque gaseiros (navios Q-Max). Além disso, o porto tem áreas disponíveis para oportunidades como instalações de armazenamento e regaseificação de GNL onshore, estações de carregamento de caminhões de GNL e GNL de pequena escala.

O Terminal de GNL do Porto Central será ligado a um total de 5 GW de centrais a gás, em desenvolvimento na zona oeste do porto através de um corredor do sistema de gasodutos. Também será facilmente conectado ao sistema de infraestrutura energética do país, já que o principal gasoduto norte-sul nacional (GASENE/GASCAV) e linhas de transmissão passam muito perto da área portuária, oferecendo uma solução energética integrada para o Espírito Santo e os Estados do interior.

Além disso, o Porto Central beneficia-se da proximidade com os campos offshore de petróleo e gás que já produzem uma quantidade substancial de gás natural. Alguns campos em particular deverão produzir um volume significativo de gás que poderá se tornar uma das principais fontes de abastecimento de gás no país.

O complexo portuário foi identificado como uma das soluções logísticas para receber um novo gasoduto offshore denominado “Rota 6” para transportar o gás associado das plataformas de produção até uma unidade de processamento de gás na área industrial do porto para ser comercializado no mercado.

Outro investimento previsto é um novo gasoduto ligando o porto ao sistema GASMIG/GASBEL no Estado de Minas Gerais, acessando o 3º maior PIB estadual do Brasil e um importante polo industrial, oferecendo uma alternativa para maior expansão da oferta de gás para o mercado consumidor estadual.

O Cluster Gas Energy do Porto Central será muito importante para aumentar a produção local de energia e garantir o fornecimento de energia não só para atender à crescente demanda do Estado do Espírito Santo, mas também para fornecer energia à rede nacional de gás, acessando outros mercados do interior.

gas-natural-porto-central

Fale com o nosso Comercial

[email protected]