Emprego e renda
Como enviar o meu currículo?
Os interessados podem enviar o currículo através do site, na área Trabalhe Conosco, e também contar com o Sine e/ou Balcão de Empregos nos municípios da Área de Influência do Porto Central.
Como consigo uma oportunidade de emprego no Porto Central?
Os interessados em trabalhar no Porto Central podem enviar o seu currículo através do site do Porto Central, na área Trabalhe Conosco, e também contar com os escritórios do Sine e/ou Balcão de Empregos nos municípios da Área de Influência do Porto Central.
A prioridade do Porto Central é a contratação de mão de obra e de fornecedores locais. Isso inclui especialmente as pessoas e as empresas da Área de Influência Direta (AID), nos municípios de Marataízes (ES), Presidente Kennedy (ES) e São Francisco do Itabapoana (RJ), e da Área de Influência Indireta (AII), nos município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Itapemirim (ES) e Campos dos Goytacazes (RJ). Uma das atividades que tem sido desenvolvida pelo Porto Central com parceiros, organizados na Comissão Gestora de Mão de Obra (CGMD) e no Comitê Gestor do Desenvolvimento Regional (CGDR), é o levantamento desses profissionais e empresas da região, respectivamente.
Desaconselhamos fortemente que trabalhadores de outras regiões se mudem em busca de emprego no Porto Central. Esse não é nosso perfil preferencial para contratação, que ocorrerá através de seus Programas de Capacitação Profissional e de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra.
Como será o processo de recrutamento dos profissionais que trabalharão nas obras?
Contratação local é uma prioridade do Porto Central, por isso faremos ampla divulgação dos processos de recrutamento e contratação, principalmente nas Áreas de Influência do porto.
Os interessados em trabalhar no Porto Central podem enviar o seu currículo através do site do Porto Central, na área Trabalhe Conosco, e também contar com os escritórios do Sine e/ou Balcão de Empregos nos municípios da Área de Influência do Porto Central. A contratação ocorrerá através de seus Programas de Capacitação Profissional (PCP) e de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra (PMD).
Em Presidente Kennedy e Marataízes, está sendo organizada a atuação do Sine Itinerante, com campanhas de circulação nas localidades. Em Marataízes, também está sendo organizada a implantação da Agência do Trabalhador, no endereço da Superintendência do Trabalho, no prédio que tem no térreo a loja Megashow.
Para cadastrar sua empresa, você pode utilizar o site do Porto Central em: https://www.portocentral.com.br/cadastro-de-fornecedor/
Como será realizada a capacitação das pessoas para mão de obra?
As capacitações de trabalhadores fazem parte do Programa de Capacitação Profissional. Em conjunto com o empreendedor, diversas secretarias municipais, prefeituras e demais instituições, além das próprias empresas construtoras, realizarão períodos sucessivos de divulgação, seleção e indicação desses trabalhadores, que passarão pela capacitação prévia para aproveitamento nas empresas prestadoras de serviço ao porto. São necessárias capacitações específicas, que serão fornecidas de forma direta pelas empresas contratadas.
Todo o fluxo de capacitação será previamente informado pelo Programa de Comunicação Social e será direcionado à mão de obra local e regional.
Que tipos de emprego o porto oferecerá para os jovens? Haverá oportunidades para crescimento e avanço profissional?
Quando o Porto Central iniciar seu fluxo de contratação, estará adequado às leis vigentes em relação ao trabalho de jovens, como a realização do Jovem Aprendiz. Internamente, será construída política de crescimento profissional.
Quando vai abrir vaga de emprego no Porto Central?
Para a Fase 1, com obras previstas para iniciarem em 2024, há estimativa no pico das obras de 1.295 trabalhadores. A prioridade é a contratação de mão de obra local, ou seja, de moradores dos municípios da Área de Influência do projeto.
As obras dessa etapa são basicamente transporte de rochas, obras civis nos prédios e utilidades do canteiro de obras, fábrica de elementos pré-moldados, dragagem para um canal de 26 quilômetros, bacia de evolução, áreas dos berços, quebra-mar sul e píer.
Vai ter vaga de emprego para que tipo de trabalho no Porto Central?
Nas obras da Fase 1, as principais funções previstas, observado o atual histograma de mão de obra, são para: Engenheiros; Vigias; Mecânicos; Mestres de Obras; Eletricistas; Serventes; Bombeiros; Montadores; Pedreiros; Soldadores; Encarregados; Carpinteiros; Motoristas de Caminhões; Armadores; Ajudantes; Analistas Ambientais; Operador de Máquinas; Biólogos; Técnicos Ambientais; Técnicos de TI; Técnicos de Segurança do Trabalho; Assistente Administrativo; Almoxarife.
Essas vagas poderão ser alteradas, conforme as entradas de novas empresas fornecedoras de serviços ao Porto Central.
Quais os procedimentos adotados para o cadastramento de empresas no rol de fornecedores de produtos/serviços?
Contratação de fornecedores locais é uma prioridade do Porto Central, por isso faremos ampla divulgação dos processos de seleção e contratação, principalmente nas Áreas de Influência do porto.
O primeiro passo é preencher o nosso formulário no site do Porto Central em: https://www.portocentral.com.br/cadastro-de-fornecedor/ e, em seguida, você receberá um e-mail de confirmação e poderá ser convidado a apresentar orçamento dos serviços e produtos que pode oferecer.
Se sua empresa é sediada nos municípios de Presidente Kennedy (ES), Marataízes (ES), São Francisco de Itabapoana (RJ), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Itapemirim (ES) ou Campos (RJ) e arredores, você também pode fazer parte do Catálogo de Fornecedores de iniciativa de um dos três fóruns de participação social criados a partir de quatro programas ambientais aprovados pelos Ibama, nesse caso do Comitê Gestor de Desenvolvimento Regional (CGDR), implantantado no cumprimento de obrigações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional (PADR). Essa é uma publicação online com objetivo de ajudar na promoção de empresas sediadas na Área de Influência do Porto Central e viabilizar a realização de futuros negócios, gerando empregos e renda para os estados envolvidos.
A iniciativa é conduzida pelo CGDR, com o apoio e coordenação do Porto Central e instituições participantes.
Para cadastrar sua empresa no catálogo de fornecedores, você pode utilizar o site do Porto Central em: https://www.portocentral.com.br/cadastro-de-fornecedor/.
Há algum programa específico para comprar produtos dos produtores locais?
Ainda não há programa específico para comprar de produtores locais. Os assuntos ligados a negócios são tratados dentro do Comitê Gestor de Desenvolvimento Regional (CGDR). Diversas secretarias municipais e instituições ligadas à agricultura e pesca fazem parte dos Fóruns de Participação Social e poderão trazer diversas contribuições nesse sentido.
Onde os trabalhadores do Porto Central ficarão alocados?
Existe um compromisso do Porto Central em priorizar a contratação de até 70% de mão de obra local. Sendo assim, esses trabalhadores voltariam para suas residências, pois haveria transporte para seus deslocamentos casa-porto-casa. Nos casos de necessidade de mão de obra externa, prevista em no máximo 30%, já existe um mapeamento de pousadas e residências vagas no entorno do empreendimento, capazes de resolver essa questão, no que diz respeito à instalação ora licenciada, a Fase 1.
O porto oferecerá programas de formação ou parcerias com instituições educacionais para capacitar os jovens? Haverá bolsas de estudo ou programas de estágio disponíveis?
O Porto Central já tem parceria com instituição de ensino para aperfeiçoamento de seus trabalhadores. Essa parceria poderá ser ampliada, conforme a demanda, de modo especial quanto à oferta de vagas de estágios profissionais.