Renováveis e Combustíveis Verdes
- Home
- Oportunidades de Negócios
- Renováveis e Combustíveis Verdes
Hub de Energia Verde
A preocupação com as mudanças climáticas e a segurança de um futuro sustentável colocaram o esforço de descarbonização e aceleração da transição energética para uma economia mais verde no centro das discussões globais. Países e empresas têm sido impulsionados a expandir seus planos e investimentos em geração de energia renovável e no uso do hidrogênio, apontado como a futura fonte de energia verde do mundo e um vetor necessário para viabilizar a profunda descarbonização da economia mundial.
O hidrogênio sustentável é produzido após um processo que utiliza exclusivamente energia de fontes renováveis, como hídrica, eólica e solar, para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água, por meio de uma tecnologia chamada eletrólise. O processo não gera emissões de carbono em sua produção, tornando-se, portanto, uma “commodity verde”.
O Brasil está atraindo muita atenção do mercado, pois combina alto potencial de desenvolvimento em larga escala de energia renovável com parques eólicos e solares e uma boa posição geográfica. Isso pode levar o país a se tornar um dos principais exportadores desta futura commodity verde para a demanda mundial.
O Porto Central tem o objetivo de se tornar um porto neutro em carbono, contribuindo para a ambição global por uma economia mais verde, bem como ser um importante hub de energia verde e limpa para o mercado brasileiro. Abaixo estão as principais características que fazem do Porto Central uma ótima alternativa para o desenvolvimento de projetos sustentáveis para toda a sua cadeia de valor:
- Localização estratégica em uma região com alto potencial para projetos de geração de energia renovável, com alto índice de radiação solar e ventos adequados, onshore e offshore.
- Vários projetos eólicos offshore foram anunciados nas proximidades do porto e solicitados para licenciamento ambiental no IBAMA.
- Área industrial disponível no complexo portuário para instalação de planta de produção de hidrogênio em grande escala; para planta de conversão do hidrogênio em outros transportadores de energia, como amônia verde e produtos químicos verdes; para instalação de indústrias consumidoras de energia verde; para fabricantes de equipamentos de energia renovável, entre outras indústrias relacionadas.
- Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para empresas de manufaturados orientadas à exportação planejada no complexo portuário.
- Oferta abundante de água potável, do Rio Itabapoana localizado a 5 km do porto, ou água do mar.
- Proximidade da rede de energia e linhas de transmissão.
- Disponibilidade de gás natural, importado e nacional, para produção de hidrogênio de baixo carbono.
- Acessibilidade através de boas rodovias, dutos e futuras ferrovias.
- Proximidade ao potencial mercado consumidor doméstico de energia verde e pólos industriais, tais como minério de ferro, siderurgia e cimento, mercado de fertilizantes, estrutura costeira estratégica para transporte e distribuição nacional e internacional, além de abastecimento para equipamentos de transporte e operações marítimas, incluindo navios de carga que fornecem a maior parte dos bens mundiais, e transportar hidrogênio sustentável exportando globalmente por navios-tanque.
- Acesso aos terminais multipropósitos e berços do porto, incluindo de granéis líquidos, bunkering, base de apoio offshore, contêiner e carga geral, para apoiar toda a cadeia logística de energia renovável e atividades relacionadas, como instalação, operação e manutenção dos parques eólicos offshore
- Parceiros e offtakers interessados entraram em contato com o Porto Central para avaliar a oportunidade.
- Localização em um dos Estados mais atrativos para negócios do Brasil, Espírito Santo, com um dos melhores programas de incentivos fiscais.
Com a certeza de que os desafios tecnológicos e mercadológicos que ainda permeiam toda a cadeia de abastecimento de energia do hidrogênio serão superados, as características ideais para desenvolver um verdadeiro Hub de Energia Verde estão presentes na localização do Porto Central e serão estratégicas para garantir a segurança energética e proporcionar uma fonte de energia livre de emissão para diferentes setores do mercado no auge da transição energética.