Diálogo com a Comunidade Pesqueira da Área de Influência Direta do Porto Central

O Porto Central realizou no dia 28 de outubro de 2020 um encontro virtual com representantes das Comunidades Pesqueiras de sua Área de Influência Direta (AID) para alinhar as expectativas das comunidades a partir da instalação do empreendimento Porto Central no Município de Presidente Kennedy/ES.

As Colônias Z1, Z14 e Z8 e toda a comunidade pesqueira por elas representada foram convidadas para a reunião. Estiverem presentes no evento as representações das colônias de Marataízes/ES e São Francisco de Itabapoana/RJ, bem como a equipe técnica da DVF Consultoria e do Porto Central.

O encontro teve como objetivo central apresentar o Programa de Monitoramento Socioeconômico – PMSE e aprofundar a apresentação dos onze indicadores socioeconômicos monitorados pelo Programa de Monitoramento Socioeconômico (PMSE). São eles: demografia, saúde, economia e finanças, educação, assistência e desenvolvimento, infraestrutura, mercado de trabalho, habitação, nível de vida, IDH e segurança pública.

Na oportunidade foi também discutido a atual situação do empreendimento e as expectativas das comunidades a partir da instalação do empreendimento Porto Central, bem como o status dos Programas dedicados à pesca, como o Programa de Monitoramemtno do Desembarque Pesqueiro (PMDP) e a Linha V do Programa de Educação Ambiental – Plano de Compensação da Pesca (PCAP).

Parte da comunidade pesqueira já possui representatividade na Comissão de Acompanhamento do Programa de Monitoramento Socioeconômico do Porto Central (PMSE) – CAMPOC, que é composta por diferentes atores sociais e busca servir como um fórum de debate e controle social para a proposição de ações necessárias para o aprimoramento da gestão dos impactos socioeconômicos decorrentes da instalação do Porto Central.

O evento ainda buscou estimular a ampliação da participação de toda a comunidade pesqueira da área de influência direta do porto no Fórum de Participação – CAMPOC, para o adequado acompanhamento dos resultados do Programa de Monitoramento Socioeconômico do Porto Central.

Compartilhar: