Reforçando seu compromisso com a preservação cultural, o Porto Central realizou um ciclo de palestras sobre educação patrimonial para as comunidades de Presidente Kennedy (ES) e em torno da região entre os dias 17 a 21 de março.
Um grupo de 158 alunos e 14 professores de cinco escolas localizadas nos municípios da Área de Influência Direta do empreendimento participou das palestras e atividades práticas sobre o tema. Nos encontros, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural, com o objetivo de proteger bens materiais e imateriais que fazem parte da identidade da região.
Os alunos também puderam aplicar o conhecimento adquirido em uma atividade prática. A experiência consistiu na simulação de uma escavação arqueológica, permitindo que os participantes compreendessem, de forma lúdica e interativa, os processos envolvidos na identificação e no estudo de vestígios históricos.
As comunidades quilombolas de Boa Esperança e Cacimbinha também assistiram a palestra sobre Educação Patrimonial promovida pelo Porto Central. A reunião aconteceu na sede da Associação de Moradores e contou com a participação das lideranças locais.
Foram compartilhadas informações sobre a história e os bens culturais das comunidades, destacando a relevância da identidade quilombola para a região. A ação também proporcionou um espaço de troca de experiências, permitindo que os participantes refletissem sobre a valorização e a manutenção de suas tradições.
A iniciativa integra o Programa de Educação Patrimonial (PEP), uma das condicionantes ambientais estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a construção do Porto Central. O programa traz por objetivo a disseminação do conhecimento histórico, o fortalecimento da identidade cultural e a valorização do patrimônio da região.