Fóruns de Participação
- Home
- Fóruns de Participação
Boas-vindas aos Fóruns de Participação
Valorizar olhares e saberes diferentes, promover integração de experiências e conhecimentos, reconhecer e ajudar a fortalecer a cultura local, trabalhando de forma coletiva em busca de um desenvolvimento sustentável. Quando se cria espaços de debates participativos, com reciprocidade social, todo o processo é fortalecido, e o Porto Central aposta nesta capacidade de ação e reflexão de pessoas engajadas para pensar o bem comum, considerando singularidades para avançar com humanização.
Por isso, os Fóruns de Participação são instâncias consideradas importantíssimas por nós. Neles a sociedade organizada (entidades, como Associações, ONGs, Poder Público, empresas, academia e outras), ganha voz nas decisões de planejamento, organização, monitoramento, avaliação e, ainda, na formulação de proposições nos campos da socioeconomia, desenvolvimento econômico, mobilização e desmobilização de mão de obra.
Para participar, é preciso ter um CNPJ e preencher a ficha cadastral nos grupos onde há maior interesse da entidade em participar. Três programas constituem os Fóruns de Participação. São eles:
- O Programa de Monitoramento Socioeconômico (PMSE), por meio da Comissão de Acompanhamento do Programa de Monitoramento Socioeconômico (CAMPOC);
- O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional (PADR), por meio do Comitê Gestor de Desenvolvimento Regional (CGDR);
- O Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra (PMD), por meio da Comissão Gestora da Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra (CGMD).
A CAMPOC está voltada para as questões de infraestrutura social e industrial e de serviços da Área de Influência Direta (AID) do Porto Central. Essa comissão realiza avaliações periódicas para verificar as possíveis mudanças socioeconômicas no contexto da implantação e operação do complexo portuário e a necessidade de ampliar medidas que diminuam os impactos negativos ou potencializem os positivos.
O CGDR tem por meta estimular o desenvolvimento regional de negócios sustentáveis na Área de Influência Direta do Porto Central, por meio da participação de empresas locais no fornecimento de bens e serviços que serão demandados pelas grandes empresas, inclusive o Porto Central.
A CGMD busca promover o desenvolvimento da região, direcionando esforços para a geração de trabalho, renda e melhoria na qualidade de vida, por meio da capacitação profissional, priorização da mão de obra local e do controle do fluxo de profissionais que serão mobilizados e desmobilizados na área influência do Porto Central, pelo empreendimento e suas subcontratadas.
Fóruns de Participação Social
Comitê gestor com o objetivo de discutir e avaliar periodicamente os resultados alcançados dentro do Programa de Monitoramento Socioeconômico. Tem caráter consultivo e busca verificar a suficiência ou a necessidade de ampliação das medidas de mitigação dos impactos socioeconômicos negativos e a potencialização dos impactos socioeconômicos positivos.
É preciso ser representante de uma entidade organizada com CNPJ para participar, como associações, ONGs, empresas, poder público etc.
QUERO PARTICIPARComitê gestor com o objetivo de discutir e avaliar periodicamente os resultados alcançados dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional. Tem caráter consultivo e busca apoiar e promover ações específicas para o desenvolvimento regional nos municípios da área de influência do porto, por meio da participação de empresas locais no fornecimento de bens e serviços para o Porto Central e outras grandes companhias.
É preciso ser representante de uma entidade organizada com CNPJ para participar, como associações, ONGs, empresas, poder público etc.
QUERO PARTICIPARComitê gestor com o objetivo de discutir e avaliar periodicamente os resultados alcançados dentro do Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra e do Programa de Capacitação Profissional. Tem caráter consultivo e busca estabelecer estratégias para preparar a mão de obra na região de influência do Porto Central, quando necessária, e garantir a alocação eficiente dos trabalhadores locais nas oportunidades advindas com a implantação do Porto Central, bem como de proporcionar a devida desmobilização dos trabalhadores, tanto locais e não locais, após o fim de suas atividades. A meta é priorizar a contratação de mão de obra local, ao menos, até 70%, incluindo 60% dos egressos dos cursos de capacitação profissional.
É preciso ser representante de uma entidade organizada com CNPJ para participar, como associações, ONGs, empresas, poder público etc.
QUERO PARTICIPARComitê gestor com o objetivo de discutir e avaliar periodicamente os resultados alcançados dentro do Programa de Monitoramento Socioeconômico. Tem caráter consultivo e busca verificar a suficiência ou a necessidade de ampliação das medidas de mitigação dos impactos socioeconômicos negativos e a potencialização dos impactos socioeconômicos positivos.
Para participar, é preciso ser representante de uma entidade organizada com CNPJ, como associações, ONGs, empresas, poder público etc.
Comitê gestor com o objetivo de discutir e avaliar periodicamente os resultados alcançados dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional. Tem caráter consultivo e busca apoiar e promover ações específicas para o desenvolvimento regional nos municípios da área de influência do porto, por meio da participação de empresas locais no fornecimento de bens e serviços para o Porto Central e outras grandes companhias.
Para participar, é preciso ser representante de uma entidade organizada com CNPJ, como associações, ONGs, empresas, poder público etc.
Comitê gestor com o objetivo de discutir e avaliar periodicamente os resultados alcançados dentro do Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra e do Programa de Capacitação Profissional. Tem caráter consultivo e busca estabelecer estratégias para preparar a mão de obra na região de influência do Porto Central, quando necessária, e garantir a alocação eficiente dos trabalhadores locais nas oportunidades advindas com a implantação do Porto Central, bem como de proporcionar a devida desmobilização dos trabalhadores, tanto locais e não locais, após o fim de suas atividades. A meta é priorizar a contratação de mão de obra local, ao menos, até 70%, incluindo 60% dos egressos dos cursos de capacitação profissional.
Para participar, é preciso ser representante de uma entidade organizada com CNPJ, como associações, ONGs, empresas, poder público etc.
Notícias dos Fóruns de Participação
Comunidades relembram ações e se preparam para as novas atividades dos GS O Porto Central retomou as ações dos Grupos...
Reunião virtual reúne aproximadamente 15 entidades e reafirma compromisso com a transparência do Porto Central Os Fóruns de Participação...
A Portaria Estadual nº 034-S publicada em 17 de maio de 2021 instituiu formalmente a Comissão Interinstitucional de Acompanhamento do...
O Porto Central realizou no dia 28 de outubro de 2020 um encontro virtual com representantes das Comunidades Pesqueiras de...
O Porto Central e a DVF Consultoria realizaram na quarta-feira, dia 14 de outubro, o Seminário Virtual III com o...
O Porto Central, com apoio da DVF Consultoria, realizou o primeiro evento denominado “Apresentações Institucionais” no dia 30 de setembro...
O Porto Central realizou no dia 16 de setembro de 2020 um encontro virtual com representantes das Comunidades Quilombolas de...
O Porto Central, com apoio da DVF Consultoria, realizou o segundo seminário virtual denominado “Seminário II – Impactos dos Grandes...