O Governo Federal anunciou no dia 09 de junho de 2015 a construção do ramal ferroviário EF-118, que ligará Vitória ao Rio de Janeiro, com acesso ao Complexo Industrial Portuário Porto Central. Este projeto ferroviário aumenta os potenciais de carga para as cargas a granel, tais como minério de ferro, soja, milho e fertilizantes.
A ferrovia contará com 572 Km de extensão em bitola mista, nos mesmos moldes do traçado do projeto da Ferrovia Litorânea Sul, elaborado pela Vale, que liga Vitória à Anchieta. Estima-se o investimento de R$ 7,8 bilhões para as obras deste novo ramal ferroviário.
Este anúncio faz parte do plano de concessões do Governo Federal, dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL) e será um dos primeiros projetos deste programa a se materializar.
A construção da nova linha ferroviária reduzirá o custo logístico das empresas que exportam e importam cargas a granel e trará crescimento econômico para o Estado do Espírito Santo e para o Brasil.
A implantação da EF-118 e o Projeto Porto Central oferecem uma nova alternativa para os desafios logísticos que as empresas produtoras enfrentam, especialmente, para o escoamento de minério de ferro, produtos agrícolas, como soja, milho, fertilizantes e cargas gerais produzidas e comercializadas na hinterlândia do Porto Central. A nova ferrovia viabiliza a redução dos custos de transporte e o aumento da competitividade.[:en]The Federal Government of Brazil announced on June 9, 2015 the railway project EF-118, linking Vitória to Rio de Janeiro and reaching to Porto Central. This railway project is of great importance to Porto Central, as it increases the cargo potentials for bulk cargoes such as iron ore, soybeans, corn and fertilizers.
The railway project is 572 Km long and has mixed gauge, as in the design of the Railway done by Vale. The estimated investment is R$ 7,8 billion.
This announcement is part of the Logistics Investment Program (PIL) of the Federal Government of Brazil and will be one of the first projects of this program to materialize.
The construction of this new railway will reduce logistics costs of companies that export and import bulk cargoes and will bring economic growth to the State of Espírito Santo and to Brazil.
The Railway in combination with the large scale seaport project Porto Central offers an alternative for the logistics challenges that the producing companies face, specifically, for iron ore, agricultural products, such as, soybeans, corn, fertilizers and general cargo produced and traded in the hinterland of Porto Central. The railway enables a reduction of transportation costs and an increase in competitiveness.[:]