Comunidades relembram ações e se preparam para as novas atividades dos GS
O Porto Central retomou as ações dos Grupos de Sustentabilidade (GS) do Programa de Educação Ambiental (PEA) em Presidente Kennedy, Marataízes e São Francisco de Itabapoana. No total, durante o mês de dezembro, foram realizadas quatro reuniões, com aproximadamente 60 participantes das comunidades da Área de Influência Direta (AID) do empreendimento.
Nos encontros, os participantes refletiram sobre as ações realizadas e discutiram sobre questões ambientais e contratação de mão de obra local, assim como apresentaram sugestões para futuras ações do PEA, incluindo ajustes em dias, horários e locais das atividades.
Os Grupos de Sustentabilidade (GS) desempenham um papel essencial, atuando como um elo entre o Porto Central e as comunidades locais. Esses grupos asseguram que as ações socioambientais sejam desenvolvidas de forma colaborativa.
Os encontros dos Grupos estão previstos em uma das Linhas de Ação do Programa de Educação Ambiental do Porto Central, exigido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Seu principal objetivo é fomentar a conscientização ambiental e promover a educação das comunidades e trabalhadores sobre boas práticas de sustentabilidade.
A equipe do Porto Central aproveitou as reuniões para explicar o processo de cadastro para trabalhadores e fornecedores, reforçando o compromisso com a transparência e o diálogo contínuo com as comunidades locais.