Porto de Roterdã aprova sua 2ª participação no Brasil

No dia 31 de agosto de 2018, os Acionistas da Autoridade Portuária do Porto de Roterdã, o Município de Roterdã e o Governo da Holanda, aprovaram a sua segunda participação no Brasil, no Porto de Pecém localizado no Estado do Ceará, também conhecido como CIPP S.A (Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário de Pecém).

Este marco é resultado do trabalho desenvolvido após a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Porto de Roterdã e o Governo do Estado do Ceará em março de 2017. O acordo definitivo deverá ocorrer até o final do ano.

A participação do Porto de Roterdã envolve um investimento de 30% das ações no Porto de Pecém. Além disso, o Porto de Roterdã fará parte do controle conjunto das decisões estratégicas e terá posições na Diretoria Executiva, no Conselho Fiscal e no nível gerencial das operações.

O Porto de Pecém é considerado um porto com grande potencial de crescimento e dada a sua posição geográfica, é capaz de se transformar em um centro logístico e industrial para toda a Região Nordeste.

O porto movimenta principalmente combustíveis, minerais, produtos siderúrgicos, contêineres e granéis sólidos. Em 2017, o porto movimentou 15,8 milhões de toneladas e a projeção é de que chegue a 45 milhões de toneladas até 2030.

Além de Pecém, o Porto de Roterdã já possui Joint Ventures com o Sultanato de Omã no Porto de Sohar e com a TPK Logística no Porto Central.

O Porto Central é um novo complexo industrial portuário 100% greenfield, ou seja, planejado e desenvolvido do “zero”. O porto está sendo desenvolvido no sul do Estado do Espírito Santo, no Município de Presidente Kennedy, para atender à Região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A construção da infraestrutura portuária está prevista para começar no próximo ano.

Este modelo de negócios oferece flexibilidade e adaptabilidade do projeto à demanda dos clientes e do mercado. E ainda permite a construção faseada do porto, aumentando a competitividade e reduzindo o investimento global e os custos operacionais dos clientes.

Os dois portos no Brasil são projetos portuários independentes e complementares, tendo em vista que servem diferente mercado. Os dois portos estão localizados a 2.500 km de distância um do outro.

Essa decisão faz parte do plano estratégico internacional de Roterdã em desenvolver uma Rede Global de Portos para gerar novas oportunidades de negócios, investimentos e sinergias operacionais ao redor do mundo.

mapa[:en]On August 31, 2018, the Shareholders of the Port of Rotterdam Authority, the Municipality of Rotterdam and the Dutch Government, approved its second participation in Brazil, in the Port of Pecém located in the State of Ceará, also known as CIPP S.A (Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário de Pecém).

This milestone is the result of the work developed after the signature of the Memorandum of Understanding between the Port of Rotterdam and Ceará State Government on March 2017. The definitive agreement should take place by the end of the year.

The participation of the Port of Rotterdam involves an investment of 30% of the shares in Pecém Port. In addition, the Port of Rotterdam will be part of the joint control of strategic decisions and will have positions in the Executive Board, Supervisory Board and management level of the operations.

Pecém Port is considered to be a port with great potential for growing and given its geographical position, it is capable of becoming a logistics and industrial center for the entire Northeast Region.

The port mainly handles fuels, minerals, steel products, containers and solid bulk. In 2017, the port had a throughput of 15,8 million tons and the projection is to reach a throughput of 45 million tons by 2030.

In addition to Pecém, the Port of Rotterdam already has Joint Ventures with the Sultanate of Oman in Sohar Port and with TPK Logística in Porto Central.

Porto Central is a new 100% greenfield industrial port complex, i.e., planned and developed from “zero”. The port is being developed in the south of Espírito Santo State, in the Municipality of Presidente Kennedy, to serve the Southeast and Mid-West Region of Brazil. The construction of the port infrastructure is expected to start next year.

This business model offers flexibility and adaptability of the project to the clients and market demand. It also allows a phased port construction, increasing competitiveness and reducing overall investment and operational costs for the clients.

The two ports in Brazil are independent and complementary port projects, as they serve different market. The two ports are located 2.500 km apart.

This decision is part of Rotterdam’s international strategic plan to develop a World Port Network to generate new business opportunities, investments and operational synergies around the world.

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