O Porto Central avança com as obras de supressão vegetal da Fase 1. A execução segue o cronograma, com ações de compensação florestal em andamento, incluindo o plantio de mudas nativas do viveiro local e reintrodução de espécies em áreas aprovadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A meta é plantar 100 mil mudas até o fim desta fase.
As próximas etapas das obras envolvem terraplanagem, implantação do canteiro de obras, produção e transporte de rochas para a construção do quebra-mar sul, instalação da central de fabricação de elementos de concreto e dragagem do canal de acesso.
O Porto
O projeto completo do Porto Central abrange uma área de 2.000 hectares, no litoral sul do estado do Espírito Santo (Brasil), com profundidades marítimas de até 25 metros, e 54 berços destinados a operações que vão além do setor de petróleo e derivados. O porto foi planejado para acomodar terminais e indústrias multipropósitos para movimentação e armazenagem de granéis líquidos, sólidos, grãos, fertilizantes, minerais, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros.
A Fase 1 inclui a construção de um terminal de granéis líquidos de águas profundas, voltado ao transbordo de petróleo entre navios (“Ship-to-Ship” – STS). O modelo operacional busca reduzir emissões de gases de efeito estufa, otimizar a logística e minimizar riscos ambientais, e integra a estratégia de expansão logística do Brasil, com potencial para atrair novos negócios e impulsionar o desenvolvimento regional.
Assista o vídeo e veja mais sobre o andamento das obras do Porto Central.