Começa caracterização complementar da atividade pesqueira ribeirinha
O Porto Central deu início à fase de pesquisa da caracterização complementar da atividade pesqueira ribeirinha realizada nos Alagados do Itabapoana, no trecho abrangido pelos municípios de Presidente Kennedy (ES) e São Francisco de Itabapoana(RJ). O trabalho segue em campo após o treinamento dos pesquisadores responsáveis, realizado no início de setembro, em Marobá, distrito de Presidente Kennedy.
Trata-se de mais uma etapa de construção participativa e coletiva para conhecimento e reconhecimento da significância cultural e econômica da atividade ribeirinha, nos municípios da Área de Influência Direta (AID) do Porto Central, para a sociedade em toda a região.
Todos os pesquisadores são locais, sendo um deles pescador dos Alagados do Itabapoana. O treinamento para orientação dos pescadores foi realizado por especialistas da AquaBioOcean, especializada em monitoramento e compensação pesqueira. A empresa é contratada pelo Porto Central para a execução do monitoramento do desembarque pesqueiro, que acompanha a produção pesqueira em sua área de influência da pesca marinha, e também para a condução do processo de diálogo e definição com as comunidades pesqueiras do Plano de Compensação da Atividade Pesqueira, o PCAP, o qual iniciará sua efetiva execução antes do começo das obras marinhas.
Essa mesma empresa foi contratada pela Porto Central para execução da caracterização complementar da atividade pesqueira ribeirinha. Entre os objetivos, está o de definir o modo como será feito o monitoramento do desembarque da produção pesqueira de água doce, o que deverá, adiante e antes de qualquer intervenção à oeste da ES-060, balizar o PCAP Específico da Comunidade Pesqueira Ribeirinha dos Alagados do Itabapoana.
A caracterização complementar da atividade pesqueira ribeirinha envolve, entre outros esforços, a identificação das formas de uso dos recursos pesqueiros, as artes empregadas para a captura do pescado, o rendimento e as espécies capturadas. Essas informações estão sendo captadas por meio da escuta e aplicação de questionários nas comunidades abarcadas, sendo que o teor desses foi submetido ao conhecimento e avaliação das partes interessadas.