Porto Central e Praxys se unem para criar hub de contêineres na LATAM

O Porto Central, um dos maiores complexos logísticos portuários em construção no Brasil, e a Praxys, consultoria especializada em negócios e transações financeiras, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para dar origem a um dos maiores terminais de contêineres da América Latina. A parceria tem como objetivo viabilizar uma infraestrutura capaz de receber os maiores navios porta-contêineres do mundo, consolidando o terminal como um hub logístico estratégico para a região.

Atualmente, há uma escassez de portos de contêineres de águas profundas na Costa Leste da América do Sul. Com os navios ficando cada vez maiores, a necessidade de utilizar hubs portuários aumentará inevitavelmente ao longo do tempo.

Estrategicamente localizado no centro da Costa Leste Brasileira, na Região Sudeste do país, em Presidente Kennedy (ES), a cerca de 200 milhas náuticas ao norte do Rio de Janeiro (RJ), o terminal de contêineres contará com uma profundidade de acesso de 18 metros na primeira fase e 20 metros na segunda fase, um diferencial único na América do Sul. Essa característica permite a atracação de grandes navios porta-contêineres de capacidade de 21.000 até 24.000 TEUs, posicionando o porto como um ponto-chave para a consolidação e distribuição de cargas na costa leste sul-americana.

Na fase inicial, o terminal com 1.370 metros de cais terá capacidade para movimentar 2,5 milhões de TEU’s a partir do ano 2030. Com as fases seguintes, o terminal atingirá uma capacidade total de 6 milhões de TEU’s, fortalecendo a posição do Brasil no mercado global. Além disso, o complexo portuário estará conectado a uma futura malha ferroviária, promovendo a integração dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, e facilitando o acesso a grandes centros urbanos, como Belo Horizonte (MG).

O terminal de contêineres do Porto Central permitirá o uso de embarcações de grande porte nas operações de comércio de e para o Brasil, proporcionando ganhos significativos em economias de escala, bem como a maximização da entrada de cargas provenientes da Ásia e/ou da Europa, permitindo o transbordo para Argentina e Uruguai, solucionando gargalos logísticos e otimizando rotas marítimas.

A atuação da Praxys abrange também a gestão de marketing e negociações de contratos, capitalizando a experiência de Jesper Kjaedegaard, ex-executivo da Maersk Line, com mais de 40 anos de experiência no setor de contêiner, transporte marítimo, planejamento portuário e logística internacional.

“Este novo terminal é exatamente a transformação que o Brasil precisa. Ele redefinirá o cenário dos serviços de contêineres na costa leste da América do Sul, atraindo mais rotas de navegação, aumentando a competitividade do país e trazendo benefícios substanciais para operadoras, exportadores e importadores e para a economia local”, afirma Kjaedegaar.

 

Sobre o Porto Central

Com mais de 20 milhões de metros quadrados, o Porto Central será um dos maiores complexos portuários e industriais do país, atuando no eixo multipropósito no Litoral Sul do Espírito Santo, Brasil. Com profundidade de até 25 metros, poderá acomodar  os maiores navios do mundo e movimentar diversos tipos de carga, incluindo petróleo, gás natural, geração de energia, apoio offshore, grãos, fertilizantes, minérios, contêineres e carga geral, entre outros.

O Porto Central que avança na construção de sua primeira fase, com o terminal de transbordo de petróleo, tem conclusão prevista para 2027. 

Saiba mais sobre o Porto Central em: https://www.portocentral.com.br/

 

Sobre a Praxys

A Praxys é uma consultoria financeira, de negócios e estratégica especializada em infraestrutura portuária e concessões, com foco na estruturação de negócios e transações para grandes projetos, com mais de 35 anos de experiência. Seu portfólio inclui a captação de bilhões de reais para portos, rodovias e concessões, assessorando empresas como Embraport, Grupo CCR e a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Brasil.

Saiba mais sobre a Praxis em: https://www.praxysc.com.br/

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