Princípios e Valores
- Home
- Princípios e Valores
Princípios e Valores
Missão
Desenvolver e gerenciar o Porto Central de forma sustentável, segura, eficiente e competitiva para os seus clientes e usuários.
Visão
Ser um complexo industrial portuário de categoria mundial, provendo excelência logística ao mercado e desenvolvimento sustentável.
Valores
Transparência, Integridade e Ética
Sustentabilidade
Excelência e Qualidade
Segurança
Empreendedorismo
Parceria
Nossa história
O Porto Central foi concebido para ser tornar uma nova perspectiva portuária para o Brasil, um complexo industrial portuário de classe mundial e águas profundas com características únicas, capaz de atender os gargalos logísticos e altos custos que inibem o crescimento inevitável do Brasil, um país com uma das mais ricas e vastas disponibilidades de recursos naturais e forte potencial de desenvolvimento de energia limpa do mundo.
O projeto Porto Central foi introduzido em 2011 pela TPK Logística S.A., cuja sigla significa “Terminal Presidente Kennedy”, com o objetivo de desenvolver uma base de apoio offshore de olho na emergente indústria de óleo e gás do Brasil.
Na mesma época, o Porto de Roterdã, o maior porto da Europa, foi convidado pelo governo brasileiro a realizar uma análise de todos os portos do país e prestar suas recomendações no âmbito do Plano Nacional de Logística e Portos (PNLP).
Uma das principais constatações deste trabalho foi a necessidade de mais investimentos para fortalecer o setor portuário do Brasil. Na ocasião, o Porto de Roterdã também foi convidado pelo Governo do Espírito Santo para estudar a melhor localização no Estado para desenvolver um porto de águas profundas. Os estudos concluíram que o projeto portuário da TPK Logística S.A. (“Porto Central”) é o local mais estratégico ao longo da rota comercial nacional e internacional para desenvolver um porto de águas profundas de classe mundial.
Ademais, identificou-se um potencial muito maior para o Porto Central do que o escopo inicial do projeto, devido à sua localização estratégica, falta geral de infraestrutura portuária adequada no Brasil e mudanças no marco regulatório que permitiram portos privados a movimentarem carga de terceiros em vez de apenas carga própria.
Desde então, o projeto foi moldado no alto padrão e atual dimensão do complexo industrial portuário multipropósito de hoje pronto para início da sua construção como nenhum outro no Brasil. O Porto Central é hoje considerado o maior complexo portuário industrial de águas profundas em desenvolvimento no Brasil.
Junho de 2023
A Reunião Pública sobre a Fase 1 do Porto Central é realizada pelo Ibama, com participação de quase 500 cidadãos e lideranças de todos os municípios da AID e da AII.
Maio de 2023
A Licença de Instalação (LI 1436/2023) da Fase 1 do Porto Central é concedida pelo Ibama.
Maio de 2023
Assinatura de Memorando de Entendimento (MoU) com a CEI Energética para o desenvolvimento de projeto de hidrogênio verde no Hub de Energia Verde
Abril de 2023
O início da caracterização da pesca ribeirinha nos municípios de Presidente Kennedy (ES) e São Francisco de Itabapoana (RJ).
Março de 2023
É emitida, pelo IEMA, a Licença de Operação (LO 3/2023) para extração e beneficiamento de rochas da Pedreira Núbia (Pico da Serrinha em Presidente Kennedy/ES)
Dezembro de 2022
Conclusão da fase pré-instalação das atividades dos Programas Socioeconômicos.
Dezembro de 2022
Lançamento, pelo Comitê Gestor de Desenvolvimento Regional, do Catálogo de Fornecedores com 170 empresas locais.
Abril de 2022
Janeiro de 2022
Concessão do benefício do INVEST/ES (Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo) para a construção do Porto Central
Dezembro de 2021
Dezembro de 2021
Julho de 2021
Maio de 2021
Março de 2021
Novembro de 2020
Concessão pelo IBAMA da Autorização para Supressão Vegetal.