Projeto Sudeste Competitivo aponta o Porto Central como um dos projetos prioritários para o Brasil

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No dia 26 de outubro de 2015, a Confederação Nacional das Indústrias apresentou as conclusões do estudo “Projeto Sudeste Competitivo” que objetivou traçar um diagnóstico do sistema logístico nacional, de forma a tornar os estados sudestes mais competitivos no mercado interno e externo.

O estudo analisou 337 obras de ampliação e modernização de portos, aeroportos, ferroviais, rodovias, hidrovias e dutos e selecionou 86 projetos prioritários que, com o menor custo de investimentos, podem alcançar maior economia e aumentar a eficiência do transporte. As obras propiciarão uma economia anual de até R$ 8,9 bilhões com base na movimentação projetada para os próximos anos.

Os 86 projetos prioritários constituem 8 grandes rotas logísticas capazes de modernizar e integrar os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo com os estados vizinhos e assegurar a movimentação e escoamento ágil e eficiente da produção no mercado interno ou para exportação. Dentre os 8 grandes eixos logísticos, o estudo aponta a rota usando as novas Ferrovias EF-354 e EF-118 até o Porto Central como a de menor custo, com economia de R$ 1,6 bilhões por ano.

Com o anúncio das conexões ferroviárias EF-354, que ligará o Centro-Oeste ao Sudeste, e EF-118, que ligará a ferrovia às ferroviais existentes, EFVM/FAC ao norte e MRS ao sul, o Porto Central será capaz de movimentar até 20 milhões de toneladas de cargas, tais como grãos, minério de ferro e minerais, fertilizantes e carga geral, incluindo containers. Porto Central está trabalhando em conjunto com os governos do Espírito Santo e Rio de Janeiro para viabilizar essas necessárias malhas ferroviárias.

O Projeto Sudeste Competitivo identifica para o poder público a necessidade de acelerar o planejamento e execução de obras de infraestrutura na região sudeste que poderão atrair mais investimentos e, com isso, alavancar o crescimento econômico do Brasil. [:en]On October 26, 2015, the National Confederation of Industries (CNI) presented the conclusions of the study called “Project Southeast Competitive” that aimed to outline a diagnosis of the national logistics system in order to make the southeast states more competitive in the national and international market.

The study analyzed 337 projects of expansion and modernization of ports, airports, railways, roadways, waterways and pipelines and selected 86 priority projects, at lowest cost of investment, that can achieve greater economy and increase the transport efficiency. The selected projects provide an annual economy of R$ 8,9 billion based on the throughput expected for the next years.

The 86 priority projects represent 8 major logistics routes able to modernize and integrate the States of Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro and São Paulo with the neighboring states and ensure fast and efficient transport of the production to the national market or for export. Among the 8 major logistics routes, the study shows the route using the new railways EF-354 and EF-118 to the Porto Central as the lowest cost, with an economy of R$ 1,6 billion per year.

With the announced railway connections of EF-354, which will connect the Midwest to the Southeast, and EF-118, linking the rail to the existing railways, EFVM/FCA north and MRS south, Porto Central will be able to handle up to 20 million tons of cargoes, varying from agribulk, ores and minerals, fertilizers and general cargo, including containers. Porto Central is working closely with the Espírito Santo and Rio de Janeiro government to realise these needed railways.

The Project Southeast Competitive identifies to the government the need to accelerate the planning and execution of infrastructure projects in the southeast region that can attract more investment and thereby boost the economic growth of Brazil. [:]

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