Termina a primeira rodada de reuniões dos Grupos de Sustentabilidade do Porto Central

  • Home
  • Notícia
  • Termina a primeira rodada de reuniões dos Grupos de Sustentabilidade do Porto Central

Próxima fase é o Diagnóstico socioambiental participativo

Terminou nesta terça-feira, 28, a primeira rodada de reuniões dos Grupos de Sustentabilidade (GS) do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Porto Central. Nessa etapa, dois GS foram formados, um em Marataízes (ES) e o outro em Presidente Kennedy (ES), e o GS de São Francisco de Itabapoana (RJ) será formado após uma nova reunião.

O objetivo dos grupos é trabalhar a Educação Ambiental de forma sustentável, ouvir as demandas das comunidades que estão no entorno do Porto Central e que receberão os impactos diretos desse empreendimento. “Nosso objetivo aqui é definir, formular, implementar, monitorar e avaliar as ações socioambientais do Programa de Educação Ambiental, com a participação das comunidades e entidades dos três Municípios”, salientou Adriana Cecato, consultora da Lumiar Ambiental, empresa contratada pelo Porto Central.

A próxima rodada de reuniões será para a realização dos diagnósticos socioambientais participativos. Nessa fase é muito importante a participação popular, pois esse será o momento em que as pessoas apresentam ao PEA os problemas e potencialidades de cada região, desejos e expectativas e, a partir desse diagnóstico, o Programa de Educação Ambiental identifica as ações que devem ser desenvolvidas para potencializar os impactos positivos e reduzir os negativos.

“Na próxima fase, identificaremos potencialidades e problemas das comunidades, tudo isso a partir do olhar dos moradores, e assim validamos e enriquecemos as ações propostas de forma integrada com as comunidades, conclui Adriana.

Batalha Ambiental

O Grupo de Sustentabilidade de Presidente Kennedy foi formado durante a reunião que aconteceu na quarta-feira dia 15 de junho, e o nome escolhido foi uma homenagem ao Município de Presidente Kennedy que, antes de sua emancipação política, chamava-se Batalha. Também faz alusão aos desafios que serão enfrentados para que o PEA coloque em prática todas as ações necessárias ao desenvolvimento regional.

Pérola Ambiental

O Grupo de Sustentabilidade de Marataízes foi formado durante a reunião que aconteceu na última segunda-feira, 27, e o nome escolhido foi bem sugestivo: Pérola Ambiental. O nome é uma homenagem ao município que tem o cultivo do abacaxi Pérola como uma das bases de sua economia, e quem nunca ouviu falar do abacaxi de Marataízes, doce, doce, doce, parece que tem mel!

GS São Francisco de Itabapoana

A reunião para formação do Grupo de Sustentabilidade no Município de São Francisco aconteceu nesta terça-feira, 28, entretanto, a sua formação será realizada após uma nova reunião de alinhamento.

Compartilhar: