Teste
- Home
- Teste
Boas-vindas aos Fóruns de Participação
Valorizar olhares e saberes diferentes, promover integração de experiências e conhecimentos, reconhecer e ajudar a fortalecer a cultura local, trabalhando de forma coletiva em busca de um desenvolvimento sustentável. Quando se cria espaços de debates participativos, com reciprocidade social, todo o processo é fortalecido, e o Porto Central aposta nesta capacidade de ação e reflexão de pessoas engajadas para pensar o bem comum, considerando singularidades para avançar com humanização.
Por isso, os Fóruns de Participação são instâncias consideradas importantíssimas por nós. Neles a sociedade organizada (entidades, como Associações, ONGs, Poder Público, empresas, academia e outras), ganha voz nas decisões de planejamento, organização, monitoramento, avaliação e, ainda, na formulação de proposições nos campos da socioeconomia, desenvolvimento econômico, mobilização e desmobilização de mão de obra.
Para participar, é preciso ter um CNPJ e preencher a ficha cadastral nos grupos onde há maior interesse da entidade em participar. Três programas constituem os Fóruns de Participação. São eles:
- O Programa de Monitoramento Socioeconômico (PMSE), por meio da Comissão de Acompanhamento do Programa de Monitoramento Socioeconômico (CAMPOC);
- O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional (PADR), por meio do Comitê Gestor de Desenvolvimento Regional (CGDR);
- O Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra (PMD), por meio da Comissão Gestora da Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra (CGMD).
A CAMPOC está voltada para as questões de infraestrutura social e industrial e de serviços da Área de Influência Direta (AID) do Porto Central. Essa comissão realiza avaliações periódicas para verificar as possíveis mudanças socioeconômicas no contexto da implantação e operação do complexo portuário e a necessidade de ampliar medidas que diminuam os impactos negativos ou potencializem os positivos.
O CGDR tem por meta estimular o desenvolvimento regional de negócios sustentáveis na Área de Influência Direta do Porto Central, por meio da participação de empresas locais no fornecimento de bens e serviços que serão demandados pelas grandes empresas, inclusive o Porto Central.
A CGMD busca promover o desenvolvimento da região, direcionando esforços para a geração de trabalho, renda e melhoria na qualidade de vida, por meio da capacitação profissional, priorização da mão de obra local e do controle do fluxo de profissionais que serão mobilizados e desmobilizados na área influência do Porto Central, pelo empreendimento e suas subcontratadas.
Fóruns de Participação Social
Comitê gestor com o objetivo de discutir e avaliar periodicamente os resultados alcançados dentro do Programa de Monitoramento Socioeconômico. Tem caráter consultivo e busca verificar a suficiência ou a necessidade de ampliação das medidas de mitigação dos impactos socioeconômicos negativos e a potencialização dos impactos socioeconômicos positivos.
Para participar, é preciso ser representante de uma entidade organizada com CNPJ, como associações, ONGs, empresas, poder público etc.
Comitê gestor com o objetivo de discutir e avaliar periodicamente os resultados alcançados dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional. Tem caráter consultivo e busca apoiar e promover ações específicas para o desenvolvimento regional nos municípios da área de influência do porto, por meio da participação de empresas locais no fornecimento de bens e serviços para o Porto Central e outras grandes companhias.
Para participar, é preciso ser representante de uma entidade organizada com CNPJ, como associações, ONGs, empresas, poder público etc.
Comitê gestor com o objetivo de discutir e avaliar periodicamente os resultados alcançados dentro do Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra e do Programa de Capacitação Profissional. Tem caráter consultivo e busca estabelecer estratégias para preparar a mão de obra na região de influência do Porto Central, quando necessária, e garantir a alocação eficiente dos trabalhadores locais nas oportunidades advindas com a implantação do Porto Central, bem como de proporcionar a devida desmobilização dos trabalhadores, tanto locais e não locais, após o fim de suas atividades. A meta é priorizar a contratação de mão de obra local, ao menos, até 70%, incluindo 60% dos egressos dos cursos de capacitação profissional.
Para participar, é preciso ser representante de uma entidade organizada com CNPJ, como associações, ONGs, empresas, poder público etc.
Programa de Monitoramento Socioeconômico
Comissão de Acompanhamento do Monitoramento Socioeconômico
Notícias dos Fóruns de Participação
Reunião virtual reúne aproximadamente 15 entidades e reafirma compromisso com a transparência do Porto Central Os Fóruns de Participação...
A Portaria Estadual nº 034-S publicada em 17 de maio de 2021 instituiu formalmente a Comissão Interinstitucional de Acompanhamento do...
O Porto Central realizou no dia 28 de outubro de 2020 um encontro virtual com representantes das Comunidades Pesqueiras de...
O Porto Central e a DVF Consultoria realizaram na quarta-feira, dia 14 de outubro, o Seminário Virtual III com o...
O Porto Central, com apoio da DVF Consultoria, realizou o primeiro evento denominado “Apresentações Institucionais” no dia 30 de setembro...
O Porto Central realizou no dia 16 de setembro de 2020 um encontro virtual com representantes das Comunidades Quilombolas de...
O Porto Central, com apoio da DVF Consultoria, realizou o segundo seminário virtual denominado “Seminário II – Impactos dos Grandes...
O Porto Central, com apoio da DVF Consultoria, realizou o primeiro Seminário Virtual no dia 19 de agosto de 2020,...